
Mina do Bijoca 360°
Na Mina do Bijoca os tempos históricos se cruzam num jogo de afetividade e memória. Embarque numa aventura em 360 graus dentro de uma mina de ouro do século XVIII.
Na Mina do Bijoca, os tempos históricos se entrelaçam em uma mistura de afeto e lemória. Tudo se inicia quando Saulo, neto de Sr. Bijoca, decide revitalizar as antigas minas localizadas no quintal de seu avô e utilizá-las como uma fonte de conhecimento sobre a história da época da mineração.
O Sr. Francisco, conhecido como Bijoca, chegou a este local nos anos 1960 e transformou o quintal com as minas em um espaço verde repleto de árvores frutíferas. Além de resgatar períodos da história do Brasil conforme d
escritos nos livros, a mina também narra essa bela história familiar que une afeto e reconhecimento.
A mina remonta ao século XVIII, durante o período da exploração de ouro, no qual o conhecimento técnico avançado dos escravos era essencial para extrair o ouro das profundezas da terra. Com o declínio do chamado "ouro de aluvião", a exploração do precioso metal passou a se concentrar em veios dentro da Serra de Ouro Preto, uma parte significativa da Serra do Espinhaço. A visita à mina proporciona uma melhor compreensão dos diversos processos históricos e sociais relacionados à mineração.





