
Geo Turismo Ouro Preto
O território de Ouro Preto se localiza em um importante porção do quadrilatéro ferrífero, a mais importante província mineral do sudeste do Brasil. Localizado na região centro sul do estado de Minas Gerais é o marco principal da interiorização da ocupação portuguesa no século XVIII. Desde a descoberta do ouro no final do século XVII até os dias de hoje a região do quadrilátero ferrífero abriga a maior concentração urbana do estado de Minas Gerais.
​
As rochas usadas nos alicerces das construções históricas de Ouro Preto são as mesmas que sustentam nossas serras. Os quartzitos Moeda (Serra de Ouro Preto) e Itacolomi (Parque Estadual do Itacolomi) são usados desde os primórdios da ocupação histórica. Blocos de cangas ferríferas também foram bastante utilizados.
​
A expedição organizada pela Geo Turismo Ouro Preto (@geoturouropreto) vai levar você para conhecer a geologia e as serras de Ouro Preto.
​
Durante o ciclo do ouro os mineradores africanos, em regime de escravidão, criaram diversas galerias subterrâneas na Serra de Ouro Preto. Algumas destas galerias foram criadas aproveitando algumas cavidades já existentes.
​
A expedição é um verdadeiro mergulho na compreensão da formação dessa importante porção do quadrilátero ferrífero e ajuda a entender o processo de povoamento ao longo dos séculos.
































O circuito
O percurso dura cerca de 5h e envolve caminhada em nível médio por trilhas e espaços urbanos. Esta é uma atividade para pessoas que querem aprender sobre a evolução da paisagem e conhecer um pouco mais sobre as cavernas presentes em Ouro Preto.
Explore os monumentos locais! Descubra mais sobre os eventos de formação da terra, como a paisagem evoluiu aos milhões de anos, mergulhe na história da mineração e entenda como ocorreram os processos de ocupação urbana na cidade.
O ser humano moldou e vem moldando a paisagem. A gestão dos nossos impactos no meio deve ser repensada!
Faremos uma trilha dentro da cidade, observando na paisagem a exuberância das rochas presentes, suas formas e texturas. Passaremos por mirantes e capelas, aprendendo como o patrimônio geológico foi usado na construção da cidade. Depois nos aventuraremos em um monumento natural da cidade, desbravando seus mistérios e cavernas.
Uma atividade projetada para verdadeiros entusiastas, onde a caminhada se encontra com a geologia, ciência, preservação e o meio ambiente.
.png)